domingo, 27 de maio de 2012

O Art Déco e Baz Luhrmann

Não vai chegar aos cinemas antes do Natal de 2012, mas se o primeiro trailer oficial serve de mostra, a adaptação Baz Luhrman de O Grande Gatsby vai fazer justiça ao romance clássico de F. Scott Fitzgerald de 1925. 


Sim, eu AMO Art Déco. Tipo viciada mesmo.
O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, design, mobiliário, decoração e arquitetura no entreguerras europeu.



O art déco apresentou-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra, empregando materiais caros como jade, laca e marfim.  A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, o estilo passou a dialogar mais diretamente com a produção industrial e com os materiais e formas passíveis de serem reproduzidos em massa. 

O barateamento da produção levou à popularização do estilo que invadiu a vida cotidiana: os cartazes e a publicidade, os objetos de uso doméstico, as jóias e bijuterias, a moda e o mobiliário. 


A despeito de seu enraizamento francês, os motivos e padrões art déco se expandiram rapidamente por toda a Europa e pelos Estados Unidos, impregnando o music hall e o cinema de Hollywood. O resto é história.


Ou seja, da cenografia e do style de um filme que ainda vai estrear, para a moda, acessórios, decoração e life style será um pulo na velocidade de 20 mega, como já vemos em alguns editoriais fashion para a próxima estação. Se liguem amiguinhos. It's jazz time. 



Dica de expert: Se até a Madonna bebeu na fonte em Express Yourself, quem somos nós pra não arriscar, verdade? xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário